quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vintage X Retrô: Entenda a diferença!

Muito se tem ouvido falar em moda (e/ou estilo) Vintage e Retrô e na maioria das vezes esses dois termos são usados como sinônimo. Mas, muito cuidade nessa hora! Existe uma grande diferença entre esses dois termos.

Vintage é uma palavra do francês antigo vendenge - que deriva da palavra latina vindêmia e quer dizer "safra". É uma palavra relacionada aos vinhedos, ao "ano em que foi feito o vinho". Em linguagem mais geral, "algo antigo e bom".

Na moda, Vintage denomina peças antigas e em bom estado de conservação. Para uma peça ser considerada vintage, é necessário ao menos ter 20 anos e nunca ter passado por nenhuma alteração ou transformação.

São aquelas peças que você pega lá no baú. São roupas, acessórios ou peças de decoração que passam de mãe para filha ou, então, são garimpadas em brechós.


A palavra Retrô deriva do prefixo latino retro, que significa "para trás" ou "em tempos passados". Na moda, pode ser interpretada como releitura do passado, uma retrospectiva daquilo que já foi visto.

Então, uma peça retrô é uma peça nova, com estilo e modelagem que remetem ao passado.


Entendeu a diferença?

No Dorothy Brechó temos os dois estilos!

Imagens: reprodução

2 comentários:

  1. Adorei o post!Eu realmente sempre me confundo no significado desses termos... ameeeiii as imagens do post!!!!!

    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post!
    Tentei comentar no post atual, das calças de couro, mas não consegui...
    São lindas, quero muito uma!

    Beijos e obrigada pela visita ao meu blog!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!